Milhares de devotos devem vir a Aparecida (SP) homenagear São Benedito

  • Em A FESTA
  • 30 Mar 2016
  • 30 Mar 2016
  • 3665 Visualizações
 .

Neste ano, a festa está em sintonia com o Ano da Misericórdia, a partir do tema: “Caminhamos com São Benedito levados pela Misericórdia Divina!”. O colorido das congadas e moçambiques, a fé e a devoção marcam as festividades a São Benedito. Tradicional na cidade, a 107ª edição da festa já começou. Para este ano, cerca de 8 toneladas de doces devem ser distribuídas aos fiéis no centro comunitário.

Com o tema Caminhamos com São Benedito levados pela misericórdia Divina, os festejos devem reunir milhares de pessoas durante os nove dias de celebração. A programação conta com novenário, missas e celebração para enfermos e idosos. Na parte recreativa estão programados shows, bingos e leilão de gado. Ao todo, mil voluntários ofertam o trabalho na organização da novena.

A abertura da novena acontece no Domingo de Páscoa. Durante toda a semana, a novena tem dois horários devido ao número de devoto, às 17h e às 19h. Para cada dia é sugerido aos participantes um gesto concreto com a doação de um quilo de alimento. No último dia do novenário, acontece a missa conga, a procissão do mastro e o desfile da cavalaria.

Na segunda-feira, dia da festa, a programação começa cedo, às 5h da manhã, com a alvorada festiva. A missa solene acontece às 10h e depois da celebração ocorre a tradicional distribuição dos doces. As atividades se encerram com a procissão em louvor a São Benedito pelas ruas da cidade, às 15h30.

Na missão de organizar todo este evento estão os reis Péricles Moraes e Elizete Moraes. Os festeiros desta edição afirmam que jamais sonharam merecer este encargo e para eles estar à frente dos trabalhos da festa de São Benedito é primeiro servir. “Trabalhamos para Deus, servindo a Igreja, na pessoa de São Benedito e isto sim nos enche de honra e prazer” ressalta os dois.

A expectativa do casal é que a partir do tema trabalhado neste ano Deus toque os corações para todos possam ser mais misericordiosos uns com os outros, e que a exemplo de São Benedito possam ter mais compaixão com os irmãos. “Lembramos sempre que a festa de São Benedito é uma festa religiosa e popular, que a Igreja acolhe a tradição folclórica, mas é a religiosidade que faz com que a festa tenha sentido”.

Um dos pontos fortes da festa são as congadas e mocambiques. Para os organizadores essa participação é imprescindível para festa porque traz o colorido dos adereços e a alegria do som dos tambores e atabaques, mostrando uma forma simples de rezar. “Há quem diga que a festa só começa quando eles chegam”, destacam os festeiros.

A festa de São Benedito envolve toda comunidade e, em especial, as crianças que tem destaque na programação com gincanas escolares, com presença dos bonecos João Paulino e Maria Angu, entre outras atividades.

A preparação não se resume ao aspecto estrutural. Mensalmente, desde maio do ano passado, o terço é rezado como caminho para a festa. Como uma forma de integrar as pessoas aos trabalhos sociais realizados na cidade, os terços estão sendo celebrados, em algumas entidades assistenciais da cidade.


Deixe um Comentário