HISTÓRICO DOS REIS

  • Em REIS
  • 14 Jun 2016
  • 15 Jun 2016
  • 799 Visualizações
Igreja de São Benedito - Maíra .
Igreja de São Benedito - Maíra Eliane Maia

Sônia Aparecida Bocallão Pereira Rodrigues e Durval Francisco Rodrigues Neto são reis da 108ª Festa em louvor a São Benedito, em Aparecida SP. Mãe e filho já possuem uma longa caminhada na Igreja.

Sônia, nascida em 09 de dezembro de 1958, casou-se com Durval Francisco Rodrigues Filho, na Igreja de são Benedito em 29 de julho de 1978, e teve quatro filhos, Olga Rúbia, Mariana e Durval Neto. Durante sua vida matrimonial construíram sua família sempre na presença de Deus e tornaram-se pessoas atuantes dentro da Igreja. O casal participou do 1º encontro de casais (ECC) da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e desde então repetiu esta ação por muitos anos. Dentro desta pastoral passaram por várias funções até chegarem ao nível máximo dentro de sua hierarquia. Além disso, também atuaram em outras pastorais como a Pastoral Familiar (embora na época ainda não tivesse esse nome) e ajudaram na organização dos Casamentos Comunitários, acolhendo os casais, conversando com eles e organizando encontros.

Neste período moravam na Rua 9 de julho, que nesta época pertencia a Paróquia Nossa senhora da Conceição Aparecida. Em 1996, mudaram para o bairro Itaguaçu (onde moram até hoje) e passaram a fazer parte da Paróquia santo Afonso e também a atuar na mesma, onde começaram também a participar do encontro de casais. Em três de setembro de 2015, Sônia ficou viúva e sua fé em Deus e em São Benedito tem sido sua força, assim como a união de sua família.

Durval Neto, filho caçula do casal (que será o rei da festa de 2017 ao lado de sua mãe) nasceu no dia 07 de outubro de 1985, iniciou muito jovem a sua caminhada dentro da Igreja. Depois de crismado, passou a fazer parte da Pastoral da Juventude e foi Catequista de Crisma na Paróquia de Santo Afonso. Atualmente Neto é Agrupado Mariano do MVC(Movimento de Vida Cristã), um movimento sodálite.

Neto, aos 17 anos, tornou-se cozinheiro, cursou Comunicação Social e em seguida Pedagogia (profissão que exerce até hoje), mas sem abandonar a cozinha assim como Sônia que, além de dona de casa, também é cozinheira. Em função desta habilidade na cozinha, a exemplo de Benedito (o santo), começaram a ajudar na festa de São Benedito como membros da Comissão Lanche das Comissões em 2010 e, a partir de 2014 tornaram-se coordenadores da equipe.

Sônia e Durval Neto têm como propósito para 2017 aumentar a participação popular na festa . Eles estão de "braços abertos" e prontos para acolher a todos os devotos de São Benedito que estiverem dispostos a colaborar para o engrandecimento da festa . Mãe e filho têm como ideologia envolver a todos, da mesma forma que eles são envolvidos. "A festa de São Benedito é um festa do povo, feita pelo povo e é assim que queremos que ela continue

sendo, queremos envolver o devoto e que cada um possa fortalecer a sua fé sem pensar em Status ou dinheiro. queremos que em cada detalhe da festa, esteja sempre viva a fé e a cultura, como o povo gosta", ressalto Durval Neto. Sônia complementa o desejo do filho, "queremos que cada um vivencie o milagre de São Benedito em sua vida, seja no fortalecimento da fé ou no alcance de uma graça esperada. Mas o que desejamos de coração é manterviva a festa em nossa cidade e dentro do coração de cada um." Ana Paula - jornalista

Deixe um Comentário